REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Nesta aula, os alunos receberam uma tarefa sobre a qual deveriam trabalhar sozinhos, a saber:
Com base nas páginas 115, em diante, de nosso Livro Didático (https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597765), responda:
1) Sobre a agricultura familiar, responda:
a) Ela ocupa 80% dos imóveis rurais, mas corresponde a apenas 20% do total produzido pela agropecuária brasileira. Por que isso ocorre?
b) Ela produz cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira, Explique por que produz 20% do total da produção agrícola e 70% da produção de alimentos destinados ao consumo da população nacional.
2) Sobre a produção agrícola familiar no município onde você vive, responda:
a) Há unidades de produção familiar?
b) O que essas unidades produzem? Como produzem? Onde seus produtos são comercializados?
3) Quais as principais culturas agrícolas produzidas e exportadas pelo Brasil? Elenque os principais elementos relativos a isto.
Nesta aula, de posse dos Cromebooks, cadernos, livro didático (em meio analógico e/ ou digital (https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597765)), os alunos fizeram as devidas correções nas respostas dadas às questões da avaliação sem consulta, feita dia 02 de ago..
Aula expositiva dialogada sobre o Campo: diferença entre o rural e o agrícola. Falou-se sobre a ruralidade de nossas exportações (gráfico abaixo (Obs.: ver infográfico atualizado (2022), mais abaixo ainda)), seu aspecto calcado no Setor Primário; item a item foi comentado.
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 114. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597765>. Acesso em 16 de ago., 2023.
Fonte: JACINTO, Lucas. Produção Agrícola Brasileira. Região Centro-Oeste. Ranking de produção agrícola no Brasil: junho de 2022. Uberlândia: Ag.In., 2022. Disponível em: <https://www.agin.agr.br/ranking-de-producao-agricola-no-brasil-junho-de-2022>. Acesso em: 16 de ago., 2023.
Fonte: JACINTO, Lucas. Produção Agrícola Brasileira. Região Nordeste. Ranking de produção agrícola no Brasil: junho de 2022. Uberlândia: Ag.In., 2022. Disponível em: <https://www.agin.agr.br/ranking-de-producao-agricola-no-brasil-junho-de-2022>. Acesso em: 16 de ago., 2023.
Fonte: JACINTO, Lucas. Produção Agrícola Brasileira. Região Norte. Ranking de produção agrícola no Brasil: junho de 2022. Uberlândia: Ag.In., 2022. Disponível em: <https://www.agin.agr.br/ranking-de-producao-agricola-no-brasil-junho-de-2022>. Acesso em: 16 de ago., 2023.
Fonte: JACINTO, Lucas. Produção Agrícola Brasileira. Região Sudeste. Ranking de produção agrícola no Brasil: junho de 2022. Uberlândia: Ag.In., 2022. Disponível em: <https://www.agin.agr.br/ranking-de-producao-agricola-no-brasil-junho-de-2022>. Acesso em: 16 de ago., 2023.
Fonte: JACINTO, Lucas. Produção Agrícola Brasileira. Região Sul. Ranking de produção agrícola no Brasil: junho de 2022. Uberlândia: Ag.In., 2022. Disponível em: <https://www.agin.agr.br/ranking-de-producao-agricola-no-brasil-junho-de-2022>. Acesso em: 16 de ago., 2023.
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 115. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597765>. Acesso em 16 de ago., 2023.
Fonte: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 115. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597765>. Acesso em 16 de ago., 2023.
Para ir além, e, de certa forma, recompor o que foi visto, aconselha-se a leitura do conteúdo abaixo, inclusive o Podcast, bem como,que se assista aos documentários:
Vale por um bifinho?
Ninguém melhor do que o Danoninho soube usar a ciência para uma construção de marketing que dura décadas. O reducionismo nutricional segue a fazer desse ultraprocessado clássico um sinônimo de comida “saudável” para crianças (e bebês). No segundo episódio da série “A máquina de criar problemas”, investigamos o histórico deste produto, e a maneira como os micronutrientes são usados como uma ferramenta de publicidade para encobrir os problemas dos ultraprocessados.
Seguimos a todo vapor com a produção dos episódios da série especial que seguem saindo às terças-feiras, ao longo deste mês, sempre no mesmo horário, às 10h. Todo esse trabalho custa caro e fica disponível de forma gratuita em todas as plataformas de áudio e no canal do YouTube do Joio. Por isso, contamos com a colaboração dos ouvintes por meio do nosso programa de membros, o Sementeira. Faça parte e receba os conteúdos do Prato Cheio com antecedência. E se quiser saber mais sobre os episódios, interagir com quem produz o podcast e receber informações em primeira mão, entre no nosso canal do Telegram.
Nesta aula, de posse de seus Chromebooks, do "livro didático" da turma e das anotações de seus cadernos, os estudantes organizaram-se e estudaram para a avaliação sem consulta que ocorrerá na terça-feira próxima, dia 09 deste mês.
Aspecto da turma 72 evolvida na tarefa do dia!
Abaixo, dois Links importantes para auxiliar nessa tarefa: