Aula expositiva dialogada sobre os conceitos de cidadania e democracia.
O professor explicou o que é ser um cidadão: aquele que sabe, conhece os seus direitos, e luta por eles, bem como, aquele que sabe, conhece os seus deveres, cumprindo-os.
Em seguida, o professor apresentou a crítica de Milton Santos (1926-2001) à cidadania brasileira, quando o geógrafo baiano fala, que: "No Brasil não há cidadãos".
Essa forte crítica trás consigo a noção de que o brasileiro não põe em prática sua plena cidadania, cobrando direitos, ampliando-os; também não está, em inúmeras vezes, disposto a cumprir deveres.
O professor ainda explicou a respeito da Carta Magna brasileira, a Constituição federal, promulgada, 1988, no Plenário do Congresso Federal, em Brasília.
Comentou a respeito do Art. 5º do texto, onde está escrito:
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]"
E refletiu sobre isso, trazendo alguns exemplos práticos.
Feito isso, o professor introduziu o conceito de democracia: demo ("povo") + cracia ("poder"): o poder escolhido pelo povo.
Comentou a respeito de Platão (aprox. 450 a.C.), bem como de seu livro "A República".
Falou sobre as vantagens da democracia frente a outros sistemas e lançou a seguinte pergunta: "a democracia é perfeita?".
De posse das respostas, o professor introduziu o Paradoxo de Condorcet a respeito da democracia:
- Marquês de Condorcet (1743-1794), filósofo e matemático francês.
- Paradoxo: o que é? Uma situação onde a resposta é sim e não ao mesmo tempo. Problema lógico no qual o é e não é são admitidos como resposta, ou ainda, problema lógico em que não há reposta que não seja, por assim dizer, uma contradição.
Ex.: o exemplo do "barbeiro da cidade que só barbeia homens que não se barbeiam...: ele se barbeia? Sim e não.
A apresentação do Paradoxo de Condorcet propriamente dito ficou para a próxima aula.
O material que embasa a aula de hoje, pode ser revisitado, ::: AQUI :::.
Nenhum comentário:
Postar um comentário