Nesta aula, professor retomou a aula anterior, e, através de aula expositiva dialogada, passou a refletir, com os alunos, sobre a pergunta que intitula a presente publicação.
Em conjunto, foi construída uma breve identificação listada; também com base na instrução dada pelo professor, a respeito no livro "O que faz o Brasil, Brasil?", do antropólogo carioca Roberto DaMatta.
Para recompor alguns dos aprendizados relativos à aula, aconselha-se que os alunos assistam ao "documentário", abaixo:
Em seguida, o professor explicou, também através de aula expositiva dialogada, algumas teorias a respeito da formação de nações; a de Johann Gottfried von Herder (1744-1803), que considerava que um país deveria ser construído, por assim dizer, de "baixo para cima"; a de Ernest Renan (1823-1892), que defendia que um país pode, muito bem, ser construído, por assim dizer, de "cima para baixo"; uma elite o constitui, e, depois, o povo adere àquele projeto de nação.
Obs.: adiante, e em seguida, o professor vai explicar e diferenciar país (Estado) de nação (Etnia).
Aspecto do quadro magnético da aula. |
Para concluir e fazer os alunos acomodarem as (re)construções, o professor solicitou uma redação, assim:
Agora, de posse desses três elementos estudados, a saber: (i) o ser basileiro, (ii) as ideias de Herder e (iii) as ideias de Renan, elabore um teto repassando tudo, e, externando a sua opinião sobre o assunto.
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