quarta-feira, 26 de abril de 2023

9ª AULA: ARTESANATO, MANUFATURA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!

O professor retomou a aula passada, e, de imediato, passou à aula expositiva dialogada sobre os conceitos de artesanato manufatura, bem como, à explicação a respeito da Revolução Industrial.

Em relação ao artesanato, o professor chamou a atenção para os primórdios da humanidade, o período Neolítico (10.000 AC (o filme de mesmo nome foi usado como exemplo (vide trailer abaixo))).

Trailer (legendado) do filme "10.000 AC".

Durante a explicação, o professor ressaltou que, no artesanato, não há, conforme o exemplo retirado da configuração social acima, Divisão do Trabalho, o trabalhador participa de todo o processo, do início ao fim. 

Outro elemento, que foi ressaltado a respeito do conceito de manufatura, foi a questão de a atividade ser feita totalmente a mão, com o auxílio de pequenas ferramentas. Não há máquinas!

Em se tratando a manufatura, o professor explicou que, por assim dizer, o ser humano sempre teve o sonho de criar uma máquina, que trabalhasse por ele, que não precisasse de nenhuma fonte de emergia, ou seja, que "trabalhasse de graça", o moto-contínuo.

Por outras palavras, o ser humano ao ansiar por criar máquinas, deu um salto, "evolutivo", por assim dizer, adentrando em uma nova etapa quanto às formas de produzir, essa nova etapa é a manufatura

Isso se deu, não com o moto-contínuo, que é impossível em solo terrestre, mas, com a invenção do tear e de outras máquinas simples posteriores, tais como, as máquinas de costurar roupas (tecidos) e sapatos (couro).

Assim, foi dado ênfase aos seguintes elementos que compõem o conceito de manufatura:

- na manufatura Divisão do Trabalho, o trabalhador não participa de todo o processo, do início ao fim

- a manufatura é feita a mão, mas, com o auxílio de máquina simples. Há máquinas!

Em se tratando de Revolução Industrial, o professor explicou que ela não foi propriamente uma revolução, pois não alterou a estrutura social: donos continuaram donos; operários (funcionários), continuaram assalariados.

Em seguida, explicou, que, de novo, sabendo da impossibilidade de um moto-contínuo, o ser humano sempre buscou novas fontes de energia, poderosas formas de executar trabalho, movimento para as máquinas inventadas por ele: o carvão mineral surgia como possibilidade de caloria (geração de trabalho), para mover o trem Maria Fumaça, a máquina a vapor, na Alemanha e Inglaterra, em, aproximadamente, 1917.

Neste ponto, encaminhando a próxima aula, o professor comentou a respeito da busca por sempre mais fontes de energia e o surgimento do "novo óleo" em substituição ao "óleo de baleia": "Moby Dick", de Herman Melville (1818-1891) foi usado como exemplo.

Para recompor alguns dos conhecimentos trabalhados em aula, o professor aconselha que os alunos leiam os textos contidos nas imagens abaixo:


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77.


VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78.

VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78.

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